top of page

Enquadramento

 

 

O Patronato de São José em Vilar de Nantes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.) sem fins lucrativos e de utilidade pública inscrita no Centro Regional de Segurança Social.

 

 

Entende-se por I.P.S.S.’s, instituições “(…) constituídas, sem finalidade lucrativa, por iniciativa de particulares, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade social e de justiça entre os indivíduos e desde que não sejam administradas pelo Estado ou por um qualquer corpo autárquico (...)” (D.L. n.º119/83 de 25 de Fevereiro, Capítulo I, D.R., I Série, n.º46).

 

A Constituição da República Portuguesa consagra, no n.º3 do art.º63, a livre constituição das instituições não lucrativas que tenham em vista a realização de objectivos de Segurança Social, através do desenvolvimento de actividades de acção social, apoio à família, infância, juventude, população com deficiência e terceira idade.

 

De acordo com os seus objectivos centram as suas actividades ou a nível da prevenção de situações de perigo e exclusão social ou, intervindo junto de grupos vulneráveis e populações desfavorecidas que se encontrem em situação de carência socio-económico e familiar.

 

Em articulação com a Comunidade e serviços públicos existentes, procuram-se recursos e articulam-se esforços que viabilizam cada vez mais, a diminuição de assimetrias e a resolução de situações de exclusão a que estão sujeitos grupos socialmente desfavorecidos.

 

Missão

Somos uma IPSS de cariz religioso. Procuramos responder às necessidades das crianças/jovens e população idosa em situação de vulnerabilidade.Trabalhamos para a integração dos nossos clientes na família e na sociedade.

Visão

Sermos uma Instituição prestadora de serviços de qualidade e de proximidade assegurados por  uma equipa multidisciplinar, qualificada e, sobretudo, motivada para prestar aos nossos clientes um conjunto de serviços personalizados que respondam às suas necessidades, zelando pelos seus direitos e expectativas e dos seus familiares.

Valores

Tolerância, seriedade, respeito, dignidade, dedicação, afetividade, empenho, responsabilidade, trabalho, lealdade, espírito de equipa, autonomia, privacidade, liberdade, espírito de família, solidariedade...

Visite o site das Servas Franciscanas Reparadoras do Jesus Sacaramentado aqui

SOBRE NÓS

A Nossa História...

 

O Patronato de São José em Vilar de Nantes, começou a funcionar numa casa que a Sr.ª D. Maria Adelaide Magalhães, senhora muito respeitável, filha da terra, ofereceu (não há registo da data precisa em que tal aconteceu) com o fim de se distribuir a sopa às crianças da escola e aos pobres.

 

À morte da senhora, tomaram conta da obra começada, as senhoras D. Maria daConceição Alves e D. Maria da Anunciação Alves que, conjuntamente, com um grupo de outras senhoras se reuniram em associação, no dia 16 de Março de 1942, com o fim de dar continuidade à obra.

 

Começaram então a receber meninas pobres (inicialmente eram 8 meninas) privadas de ambiente familiar “normal”. Estas meninas estavam ao cuidado de uma senhora de Lampaça.

 

Entretanto umas senhoras da cidade de Chaves (D. Henriqueta Sarmento, D. Aninhas da Natividade e D. Rute da Silva Moniz), tomaram conta da direcção. Tendo visto a “miséria”, tanto a moral como material, em que as meninas viviam, solicitaram à Superiora Geral da Congregação “Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado”, Madre Marta da Imaculada Conceição, que lhes enviassem algumas Irmãs, para cuidarem da Educação Intelectual, Moral e Religiosa das meninas.

 

Assim, no dia 5 de Agosto de 1958, chegaram a Vilar de Nantes três Irmãs (Irmã S.Paulo, Irmã Ermelinda e Irmã Beatriz), pertencentes a uma comunidade religiosa – Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (sendo instituída como uma Congregação em 1945, pelo Senhor D. Abílio Augusto Vaz das Neves, Bispo de Bragança). Quando chegaram e viram a pobreza em que as crianças viviam, pois diziam que em casa só havia sal e água, começaram logo a pedir esmola na cidade de Chaves e nas aldeias vizinhas. A Madre Geral, ao ter conhecimento de toda esta “miséria” queria retirar as Irmãs da casa, ao que elas responderam – “Madre, deixe-nos ficar, se Deus nos trouxe para esta obra é porque somos aqui precisas para ajudar estas meninas tão necessitadas…”

 

Lançaram mãos à obra e, com a ajuda de Deus, e do Amigos Benfeitores, tudo ia caminhando para a normalidade. A vida começou a melhorar… tendo sempre a ajuda de benfeitores, daí que a obra ia aos poucos melhorando. Entretanto, começaram a chegar do Governo, pequenas ajudas que, embora fossem muito pequenas, foram fundamentais para que a semente começasse a germinar. A casa inicialmente era pequena e pobre. Tendo sido remodelada por várias vezes. Numa primeira fase remodelou-se a parte que serve a Escola Infantil, e que actualmente tem capacidade para 50 crianças. Mais tarde foram criados e/ou remodelados dois dormitórios e a parte sanitária que os serve. Posteriormente a parte nova do internato, com cinco dormitórios e área sanitária, a cozinha e a sala de trabalhos e sala de estar. Seguindo-se a rouparia e lavandaria e por cima destas foi criada um dormitório com capacidade de oito camas.

 

Finalmente em 2008 foram inauguradas as novas instalações, que permitem à instituição levar a cabo a sua missão, oferecendo às crianças e jovens que acolhe uma qualidade de vida consentânea com os tempos em que vivemos.

Patronato de São José em Vilar de Nantes
bottom of page